sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Boas cevedeiras, como pescar com elas?


Como montar e pescar com bóia cevadeira

Olá amigos!
Hoje vamos falar um pouco sobre a pesca com bóias cevadeiras, tão usadas e que gera tantas dúvidas.
Na maioria dos pesqueiros, os peixes são alimentados com ração flutuante, (Guabi). Com isso, o peixe fica condicionado a tal tipo de alimentação e esta serve de ceva na hora da pescaria.
Bóias Cevadeiras
Bóias Cevadeiras

Na pescaria com varas de mão ou mais próximas a margem, pode-se arremessar a ração com as mãos ou com o estilingue, porém em grandes lagos, é necessário jogar a ração de 20 a 60 mts da margem e para isso foi criada a bóia cevadeira.
Parente próximo das bóias torpedos/foguetinhos, a cevadeira possui um compartimento (copo) acoplado a uma bóia (isopor) e com uma chumbada na parte inferior. Enchendo o copo de ração, o isopor serve como tampa até que a bóia caia na água, o copo afunde e a ração seja liberada.
Em muitos casos, o peixe fica tão condicionado que basta a bóia bater na água que os peixes já começam a pular.

Montagem do Equipamento:

Amarração

As bóias cevadeiras têm um pequeno rabicho amarrado a um girador. A grande dúvida da galera é onde amarrar a linha da carretilha e onde amarrar o chicote com o anzol.
Conjunto montado
Conjunto montado

O girador por sua vez tem dois lados. De um lado você vai amarrar a linha da carretilha e a bóia. Do outro lado somente o chicote com o anzol. Assim você poderá perceber que a função do girador é exercida. Do contrário, a linha irá torcer com facilidade.
Seqüência de amarração
Seqüência de amarração

Iscas

As iscas mais usadas com a cevadeira são: miçangas, ração úmida e ração artificial (cortiça/EVA), mas nada impede de se usar massas, salsichas ou outra isca.
Iscas de Cortiça
Iscas de Cortiça

Iscas de Cortiça e miçanga
Iscas de Cortiça e miçanga

Miçangas
Miçangas

Chicote

O chicote pode ser feito de diversas maneiras, depende muito do lugar e do tipo de peixe a ser pescado:
Tilápias
Chicote de 1,5 mts de linha 0,28mm. Bóinha n.0 para regular a altura da isca e anzol maruseigo com miçanga ou anzol Chinú n.2 a 4 com ração úmida.
Pacus e Tambas
Chicote de 1,5 a 2 mts de linha 0,50mm. Bóinha nº 0 para regular a altura da isca. Anzol Maruseigo com miçanga ou Chinú n. 4 a 8 com ração. Se necessário colocar 3 a 4 rações no anzol.
Carpas, Matrinxãs e outras espécies
Também atacam nessa modalidade. Lembrando que o anzol é amarrado direto na linha do chicote, não usando assim qualquer tipo de empate.
Sempre há um risco grande de você fisgar um Tamba com mais de 20 kg com um anzol pequeno, mas em 90% das vezes, o peixe é fisgado pelo beiço, não atingindo a dentição. O risco é no final da briga, quando o peixe se vira, se debate e a linha passa pelos dentes. Mas com calma e sorte o pescador leva o peixe pra foto.
Abraços e boa pescaria com bóias cevadeiras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões também podem ser feitas através de nossos comentários no final de cada matéria.


Postagem: José Eduardo Elesbão
e-mail: malucosporpesca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário