quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pesqueiro Lago Azul (Amigos do Loucos por Pesca)


Fui em busca dos gigantes nessa última sexta-feira com um leitor do site. Ele queria pegar sua primeira Pirarara e grandes peixes e para isso não poderia levá-lo em outro lugar senão no Lago Azul. Acompanhem essa pescaria que foi um show de fisgadas e peixes na foto.

Durante a semana muita chuva, ventos fortes e temporais atingiram praticamente todo o estado de São Paulo. Eu e meu amigo Edson ficamos torcendo para o tempo mudar, pois tínhamos programado uma pescaria para o final da semana, em dia a definir conforme estivesse o clima. Quinta-feira finalmente a chuva deu uma trégua e o sol apareceu para esquentar um pouco nossas esperanças. Combinamos então de ir na sexta-feira para o reduto de gigantes e a escolha não poderia ser melhor.
Chegamos ao pesqueiro por volta das 8 horas e logo começamos a armar nossos equipamentos. Como de costume comecei pelas varas de fundo, aproveitando que nesse horário os peixes de couro costumam estar mais ativos. O Edson também utilizou a mesma estratégia.
Não deu tempo nem de terminar a montagem dos materiais. A vara armada com salsicha flutuante começou a envergar e o Edson garantiu a fisgada. Briga boa e uma Pincachara vem pra foto.

Bom início para nos dar ótima expectativa para o decorrer do dia.

Menos de 15 minutos depois, meu torpedo que acabara de montar com minhocoçu e chicote de 2 metros afundou com tudo. Iniciei uma briga pesada e com tomadas de linha violentas. No começo não sabia o que podia estar do outro lado da linha, mas aos poucos fui percebendo que se tratava de uma Pirarara.
Enquanto isso, o Edson fisgou outra Pincachara, dessa vez com minhocoçu a 2 metros da margem. Os peixes pareciam famintos e como o pesqueiro estava vazio ainda, atacavam sem medo.
Vara numa mão e máquina na outra pra registrar o momento.

Após cerca de 20 minutos meu peixe se entregou e veio a confirmação. A primeira Pirarara do dia estava em meus braços.

Soltando o belo exemplar de 15kg.

Nesse momento alguns pescadores começaram a chegar ao Lago Azul.
Finalmente comecei a armar minha vara para pescar com cevadeira. Uma Kenzaki 2,7m, carretilha Brisa 10.000 com linha 0,38mm e chicote de 2 metros de linha 0,45mm araty.
Os peixes subiam manhosos ainda, mas garanti o primeiro tamba na miçanga marrom e eva no olho do anzol.

Tambacu de 19kg e muita disposição pra brigar.

Começou um vento forte que atrapalhou nossa pescaria e ficamos quase uma hora sem ações, até que o Edson engatou uma bela Pirarara. Infelizmente no final da briga ela escapou e deixou o pescador na vontade.
Em seguida, na cevadeira com miçanga e eva, outro Tamba na ponta da linha.

As coisas pareciam melhorar novamente e a vara armada em uma das esquinas para peixes de couro deitou. Teria o Edson sua recompensa pela Pira perdida?
Enquanto isso, outra vara armada no cantinho envergou bastante e tínhamos um dublê de brigadoras. Não conseguimos tirar junto, mas aos poucos as bigodudas vieram pro Loucos por Pesca.


Ao meio-dia, o sol estava muito forte e os redondos começaram a subir mais.
Hora para uma cena engraçada e curiosa. Ouvimos um barulho vindo das árvores e dois lagartos apareceram. Distraídos com a pescaria, demoramos para perceber um deles devorando nossas iscas.

Sai daí que essas são para os gigantes.

Voltando a pescaria, era hora do Edson pegar seu primeiro grande “redondo”. O sorriso no rosto do pescador era muito grande e me contagiou. Nosso leitor já tinha pego a primeira Pirarara da sua vida e agora era a vez do Tambacu.

Logo em seguida, foi minha vez de brigar. A receita se repetia, cevadeira na água e miçanga com eva devorada.

Esse era largo e muito brigador.

Soltei o peixe, e logo no primeiro arremesso engatei outro. Não havia dúvidas, tínhamos escolhido um ótimo dia para pescar.

Outro bicho muito largo e briguento.

Nesse momento, resolvemos fazer uma pausa para descansar e degustar a deliciosa porção de tilápia do Lago Azul.
Hora de voltar a pescaria e o Edson não precisou de mais que 15 minutos. Novamente o minhocoçu perto da margem foi atacado por uma Pirarara, que fez ele dar a volta no lago, passando entre outros pescadores.

No pesqueiro Lago Azul as Piras são muito fortes e as vezes dão esse tipo de trabalho mesmo.

Outro belo exemplar garantido pelo nosso amigo.

Após mais uma hora sem ações, fui recompensado pela insistência na pescaria com cevadeira. Um Tambacu de 17kg foi o responsável pela melhor briga de redondos do dia.

Como estava chegando o final da tarde, tive a excelente idéia de comprar guelra, que é vendida no próprio pesqueiro.
Enquanto a guelra descongelava no sol, deu tempo da salsicha me proporcionar outra briga, dessa vez com minha primeira Pincachara do dia.

Era o momento perfeito para a guelra, coloquei-a no anzol e mandei no meu cantinho favorito do pesqueiro, a 2 metros da margem.
Não demorou mais que dez minutos e lá veio a primeira abocanhada. Pela briga não havia dúvidas, a maior Pirarara do dia estava por vir. O belíssimo peixe se entregou e pesou pouco mais de 17 kg.

Em time que está ganhando não se mexe, então repeti a tática e dessa vez demorou apenas cinco minutos para eu ver a fricção do molinete cantando alto.
Fui enganado por uma Pincachara muito forte, grata surpresa.

Exemplar de 12kg e força impressionante.

A coisa estava boa demais no final da tarde. Cheguei a fisgar mais duas Pirararas muito fortes usando o mesmo esquema, guelra na água e vara embodocada. Infelizmente uma delas estourou a linha 0,35mm, enquanto a outra apenas escapou.
O Edson pegou mais uma bonita Pincachara quando o sol já estava se pondo, o que resultou numa foto de rara beleza.

Eu já tinha guardado minhas varas, mas o Edson tentou a guelra no mesmo cantinho e não deu outra. Como já estava escuro não percebemos a hora que o peixe mordeu, mas ao olhar pra vara achei que estava envergada, belo palpite.
A última Pirarara do dia veio pra fechar uma excelente pescaria, que comprovou a qualidade do pesqueiro Lago Azul e que os gigantes estão de volta.

Bela Pirarara de 16 kg pro Edson bater seu novo recorde.

E assim finalizamos o dia perfeito e voltamos pra Campinas com muitos peixes fisgados e devolvidos ao lago esportivo de um dos melhores pesqueiros da região. Com exceção as Pincacharas, não pegamos nenhum exemplar abaixo de 15 kg.
Gostaria de agradecer aos proprietários Marcos e Carlos pela boa recepção como sempre. Conversando com eles descobri uma excelente notícia, o pesqueiro Lago Azul deve receber ainda mais gigantes para a temporada de verão.
Abraços a todos e VAMOS PESCAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário